CAMPANA FLAMENCA

CAMPANA FLAMENCA

segunda-feira, 23 de junho de 2014

TREMENDA FALTA DE RESPEITO!!

     Acho lastimável quando uma pessoa muito talentosa tem que diminuir o trabalho de outra pessoa para se sentir bem, para enaltecer o seu trabalho ou, simplesmente, para satisfazer o seu ego. A cena presenciada pelo publico no ultimo fim de semana foi algo infeliz e desnecessário. Um musico flamenco colocou um nariz de palhaço, literalmente (vermelho!! juro por Deus!!), em cena, perante o publico, no momento em que a bailaora que havia acabado de dançar era apresentada ao publico pela diretora do estabelecimento aonde o show acontecia, e depois, novamente, no momento em que a mesma bailaora fazia sua patada de bulerias no fim do show da noite.
     O que dizer de tamanha falta de respeito?? Não só para com a bailaora, mas também com todo o publico que lá estava, pagando por um momento de diversão, e, inclusive, para com o flamenco e com toda uma classe artística representada por todos que estavam no palco. Justo ele, o guitarrista em questão, que levanta a bandeira do profissionalismo, do viver de arte, da dificuldade de ser respeitado, etc.
   Me questiono o que possa ter sido tão ofensivo, tão humilhante, tão prejudicial, para que o guitarrista tenha tido essa atitude premeditada, uma vez que ele estava com o nariz de palhaço no bolso esperando o momento de coloca-lo. Claro, porque o objeto não surgiu ali de uma hora para outra. Na minha opinião, nada justifica!!! E a mim só resta torcer para que a nova geração do flamenco venha com um terço do talento desse guitarrista, mas que tenha caráter! E venho aqui pedir desculpas publicamente, em nome da Campana Flamenca, ao publico lá presente que foi obrigado a presenciar cena tão patética.



terça-feira, 10 de junho de 2014

"LA PIVETA" NA CAMPANA!!

A Campana Flamenca tem o prazer em receber essa jovem talentosissima em nossa casa mais flamenca!! Giovana Vilariño, "La Piveta", vem compartir seu trabalho em um curso de 3 dias. E quem vai desfrutar muito somos nós!!
Giovana vem diretamente de Campinas e estuda o flamenco desde criança. Já estudou com grandes nomes do flamenco e hoje em dia dá cursos de aperfeiçoamento técnico e coreografico em várias partes do país e do exterior também. Com ela, tive o prazer de dividir o segundo lugar no Concurso de baile de Tablao organizado em 2013 pelo Tablado Andaluz. A Piveta é fera!!! =D
As aulas serão para todos os níveis, com no mínimo 1 ano de flamenco. O valor do curso completo é de 100 reais por pessoa. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas.
Mais informações e inscrições pelo fone 99379994 ou email campanaflamenca@gmail.com

HISTÓRIA DO FLAMENCO, UMA NOVA VISÃO!

Quem não sabe de onde veio, não entende pra onde vai. E nada melhor do que rever conceitos, estudar e conhecer aquilo que mais se ama fazer.
Foi com essa mentalidade e com esse objetivo que me inscrevi no curso de História do Flamenco com o maestral Juan Vergillos, curso esse promovido pela equipe da Del Puerto, em Porto Alegre. Mas eu não tinha idéia do que estava por vir.
Juan chegou, com seu jeito tranquilo, e abalou minhas estruturas! Levantou e poeira, tirou o tapete e me fez ver uma realidade documentada, comprovando toda sua teoria (que sendo documentada passa a ser uma realidade e não mais uma teoria). Posso dizer que foi surpreendente, gratificante, encantador e mágico!!!
Passo a encarar meu passado na dança, e consequentemente, o flamenco com outros olhos. Passo a me orgulhar cada dia mais do que já vivi e de ter escolhido essa arte linda para mim.
Os que perderam o curso, por falta de interesse, por incapacidade, por não ter grana... enfim, perderam MUITO! E sugiro que nunca mais percam essa chance: façam o curso na próxima vez, porque ela virá, com certeza!
Muito obrigada Del Puerto por trazer o Juan até nós!! Muitissimo obrigada Juan Vergillos por sua generosidade e por ter escolhido essa arte para sua vida e pesquisa também.
E vambora!! Porque o futuro se mostra com outra cara para mim.

ALFONSO LOSA, MAESTRO COM M MAIÚSCULO!

Caxias do Sul nunca mais será a mesma, e quem esteve no curso de Alfonso Losa, promovido na cidade pelo Tablado Caxias, também não! Um maestro com letra maiúscula, uma didática impecável, uma constante preocupação com a formação de cada um dos alunos ali presentes. Simplesmente um monstro!!
Só tenho que agradecer a minha amiga Gisele Domit por me colocar tanta "pilha" e me proporcionar esse momento, cedendo sua casinha de Caxias para nós de fora da cidade. Também preciso agradecer a Karime Domit por todo o apoio, pela parceria de sempre e pelo carinho com que nos recebeu. E ao grande Alfonso, pessoa fenomenal, além de talentoso, por sua atenção, sua disponibilidade constante, seu carinho e dedicação, meu agradecimento também com letras graúdas, com a certeza de que fizeste muita diferença em meu flamenco: MUCHAS GRACIAS!